O boticário
A definição de Comunicação Integrada de Marketing, conforme Shimp, ela é um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de marcom (publicidades, promoções de vendas, informes publicitários, eventos etc.) laçadas, com o passar do tempo, para os clientes ou clientes potenciais almejados de uma marca. Em última análise, o objetivo da CIM é influenciar ou afetar diretamente o comportamento do público-alvo. A CIM considera todos os pontos de contato ou fontes de contato que um cliente/cliente potencial tem com a marca como possíveis canais de entrega de mensagens e utiliza todos os métodos de comunicação relevantes para os clientes/clientes potenciais. A CIM exige que todas as mídias de comunicação de uma marca liberem uma mensagem consistente. O processo da CIM também necessita que o cliente/cliente potencial seja o ponto de partida para determinar os tipos de mensagens e as mídias mais adequadas para informar, persuadir e induzir a ação. (SHIMP, 2009, p.29)
Tal definição mostra que a comunicação integrada de marketing tem características muito mais profundas do que simplesmente integralizar ferramentas, ela tem como um dos principais objetivos afetar o comportamento do consumidor. Suas principais características, segundo o Shimp (2009) são: iniciar com o cliente ou cliente potencial; falar com uma única voz; construir relações; afetar o comportamento.
A Comunicação Integrada de Marketing abrange as seguintes formas de comunicação:
a) Propaganda: geralmente se apresenta de forma massificada, para transmitir uma mensagem de lembrança, informação ou persuasão. Sua principal característica é de criar a imagem. Seus efeitos são sempre de médio a longo prazo. Possui vários meios de comunicação como a televisão, o rádio, revistas, jornais, outdoors, folhetos e outros veículos diretos. Ela é paga, repetitiva, e tem seu conteúdo controlado.
b) Promoção de Vendas: seu objetivo é