o boticario
Amanda Nogueira de Oliveira Silva;
Daniela Pereira Jardim;
Jamily Moreira Nunes;
José Roberto Cunha Ramos;
Ludmila Angélica Gonzaga; Tiago Tavares Cordeiro Martins.
RESUMO ACADÊMICO
Com a finalidade de identificar como a empresa O Boticário se destacou e trouxe para o mercado, produtos que despertariam a curiosidade dos clientes, desenvolvemos nossos estudos objetivando a identificação de estratégias de marketing utilizadas pela empresa. A pesquisa ancora-se teoricamente nas ideias de Druker (1991) e Chiavenato (2004) sobre a empresa do século 21, e nas ideias de Kotler (1999) sobre estratégias de marketing. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica. Os resultados deste estudo revelam que as estratégias utilizadas pelo O Boticário trouxeram um diferencial competitivo e tornaram a marca valorizada, reconhecida pelos clientes e referencial em seu seguimento.
1 - INTRODUÇAO
As empresas do século 21 visam manter seus negócios produtivos e inovadores construindo suas vantagens competitivas através de aplicação das cadeias de valores de forma estrategicamente importantes de uma maneira mais barata, ou melhor, do que a concorrência. (Porter, 1989). Essas empresas buscam cada vez mais ser diferenciadas em seus atendimentos e vantagens. A imposição de um produto ou serviço num mercado depende de como a empresa o insere, pois está sendo avaliada hoje pelos consumidores a qualidade, o preço, e o custo-benefício. Então, os gestores devem estar atentos às demandas e tendências de mercado. Desenvolvendo estratégias e se antecipando aos futuros movimentos dos concorrentes.
Mundialmente a indústria de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) cresceu 9,84%. Os dez principais países do setor que foram responsáveis por 64,1% do faturamento total. O Brasil tem maior taxa de crescimento percentual entre os top 10 mercados mundiais de HPPC, pois é um país que mantém