O Bolsa Fam Lia
O Bolsa Família é um programa de transferência condicional de renda. Ou seja: os beneficiados recebem dinheiro do governo federal e, em troca, devem atender a algumas exigências, como mandar os filhos á escola e manter as vacinas em dia. O Bolsa Família reúne quatro programas sociais: Bolsa Escola, Cartão Alimentação, Bolsa Alimentação e Auxilio Gás.
O programa beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda per capita inferior a de R$ 70 á R$ 140 reais mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito através de um cartão magnético, que preferencialmente vem em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Existem benefícios específicos para gestantes, mães que amamentam, famílias com crianças e jovens até 17 anos.
O dinheiro é fruto dos impostos pagos pelos contribuintes brasileiros. Em 2006, a quantia deve chegar a 8,3 bilhões de reais. O valor equivale á metade de tudo que o governo pretende investir no ano para construir estradas, hospitais ou açudes.
Apesar de tudo, o governo tem desprezado os controles sobre o cumprimento das exigências ele pede que as crianças frequentem 85% das aulas, no mínimo, mas não tem ideia do atendimento dessa meta. Até outubro de 2004, nem existia um mecanismo de checagem e controle da frequência escolar, e se em novembro do ano seguinte o governo definiu regras para eventuais exclusões. O resultado: até hoje, ninguém foi excluído do programa. Segundo especialistas, isso não estimula, por exemplo, as famílias a manter suas crianças na escola.
Uma das questões mais delicadas e importantes envolvendo o programa é se ele realmente ajuda a melhorar