O BANCO DO BRASIL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
KARLA VERONICA MENDES DA SILVA
TURMA K285
O BANCO DO BRASIL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
RIO DE JANEIRO
2013
O BANCO DO BRASIL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social no âmbito das empresas se dá por meio de políticas sociais e ambientais e constitui-se em ações transformadoras financiadas e desenvolvidas por essas entidades como forma de promover a inserção social, bem como de intervenção direta da empresa no contexto socioeconômico, visando auxiliar na solução de problemas sociais. Para tal, não basta apenas cumprir exigências legais, mas promover ações efetivas que tragam benefícios à sociedade, além de ações internas que propiciem melhores condições para os empregados.
O Banco do Brasil S.A é uma sociedade de economia mista, pessoa jurídica de direito privado, que integra a Administração Pública Indireta. Atua no desenvolvimento de atividade econômica. Como um dos principais agentes do desenvolvimento econômico e social do país, o
Banco do Brasil desenvolve projetos de responsabilidade social: atividades esportivas e culturais, ações sociais e de sustentabilidade, entre outros.
A grande questão é se uma instituição tão renomada realmente tem cumprido de maneira efetiva o seu papel social de forma a colaborar na erradicação da pobreza, da miséria e da fome no país ou se tem investido mais em marketing institucional para aumentar a sua visibilidade almejando uma lucratividade cada vez maior.
O BB foi criado em 1808 e teve responsabilidade pelo início da industrialização do país, do desenvolvimento econômico-social, da previdência e do comércio brasileiros.
No último dia 13 de agosto a instituição financeira anunciou o maior lucro da história dos bancos: R$ 7,47 bilhões no segundo trimestre de 2013. Foi uma alta de 148,4% em relação ao mesmo período de 2012.
Desde 1991, o BB patrocina o esporte brasileiro com resultados positivos não só para o
Banco, mas em especial para o esporte. A sua