a filosofia
1º O que é filosofia?
É a decisão de não aceita como obvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitar sem antes haver investigado e compreendido.
A filosofia começa dizendo não as crenças e aos preceitos do senso comum e, portanto começa dizendo que não sabemos o que imaginamos saber.
Filosofia é filosofar.
2º Para que serve a Filosofia?
Serve para alargar a compreensão do mundo, oferece-nos uma compreensão da nossa estrutura conceptual mais básica, oferece-nos uma compreensão daqueles instrumentos que estamos habituados a usar para fazer ciência, para fazer religião e para fazer arte.
Para diferenciar a realidade do sonho ou da loucura, a verdade da mentira. E também para diferenciar a objetividade da subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem, e do mal, da moral e da sociedade. É questionar o porquê dos fatos.
3º Apresente as seis definições diferentes de filosofia pense e responda o porquê prevaleceu a sexta definição?
• Conhecimento dos entes como entes
• Conhecimento das coisas divinas e humanas
• Meditação sobre a morte
• Assimilação ao divino de acordo com o que é possível ao homem
• Arte das artes e ciência das ciências
• Amor à sabedoria
A sexta definição prevalece porque é preciso amar para o pode fazer qualquer coisa, e é preciso amar a sabedoria para pode filosofar, pois é preciso o conhecimento e amar o que faz amar o certo.
4º Qual a diferença entre ciência e filosofia?
A Ciência e a Filosofia surgem para administrar o mundo e as concepções até então construídas pela religião, pelos mitos e pelo senso comum. Elas nascem jutas para deixar de lado as metáforas e as analogias e vão usar de um preceito básico: A demonstração através da racionalidade. Tanto que os cientistas antes eram chamados de filósofos.
Mas a parti do século XVII a Ciência se afasta da filosofia, se aproxima da técnica. A ciência é