O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão.
A autora nesse capítulo,destaca os níveis da leitora,sendo eles o sentido sensorial,emocional e racional.Segundo a autora,esses níveis tem que entrar em sintonia para um melhor entendimento e compreensão de um texto.
O nível sensorial se trata do primeiro contato com o livro ou texto apresentado ao leitor,ou seja,o leitor precisa ter uma interação e reconhecimento primeiramente antes de começar a ler o determinado texto.Para a autora se trata de sentir o livro,a cor,o som,o ambiente...Com essa interação,a leitura se torna mais importante para o leitor.
Sobre o nível de leitura emocional,é de extrema importância para o envolvimento do leitor,ou seja,é onde o leitor se identifica com o livro,se entrega ao assunto do texto,se identifica,se desestabiliza.Esses fatos podem ocorrer devido ao momento do leitor,da fase de vida ou sentimento atual,o leitor se apega a leitura com emoções que se identifica com o próprio momento em sua vida. O nível Racional,se trata de uma leitura culta,correta,padronizada ao português.A autora ainda menciona esse nível como a leitura dos "Nerds".É uma leitura vazia,más importante em conjunto com os outros níveis.
Sobre a Interação dos níveis de Leitura a autora menciona que eles são inter-relacionados,mesmo que um ou outro seja mais óbvio ou destacado.Ela mostra também um fato verídico que ocorre entre os leitores,ela fala que existe uma tendência de momento na vida do leitor que pode influenciar nos sentidos da leitura,são a história, a experiência e as circunstâncias de vida de cada leitor no ato de ler.Assim existindo uma possibilidade dos sentidos se alterarem.Ela mostra também que todos sentidos podem se mostrar em uma única leitura,mesmo que um ou outro se evidencie.
A autora começa a fixar os sentidos se caso os mesmos fossem radicalizados,seriam enfatizando o imediatismo (sensorial), o conservadorismo (emocional) e o progressismo (racional) os "ismos",assim