O que e leitura
O que é leitura: o ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão
Juliana Panho
Thais Soares da Cunha Silva
Maria Helena Martins é formada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado pela mesma instituição e doutorado pela Universidade de São Paulo, atua como diretora-presidente do centro de estudos de literatura e Psicanálise Cyro Martins, tem experiência na área de letras com ênfase em Literatura Comparada e Leitura, atuando principalmente com leitura e literatura infantil.
Em seu livro “O que é leitura”, mais especificamente no capítulo “O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão”, que consta nessa obra, nas páginas 1 a 20, discute três níveis do ato de ler: a leitura sensorial, a leitura emocional e a leitura racional.
Cada um desses três níveis corresponde a um modo de aproximação ao objeto lido. Como a leitura é dinâmica e circunstanciada, esses três níveis são inter-relacionados, senão simultâneos, mesmo sendo um ou outro privilegiado, segundo a experiência, expectativas, necessidades e interesses do leitor e das condições do contexto geral em que se insere. (1994, p.1)
Sobre a leitura sensorial a autora nos mostra que os nossos cinco sentidos são importantes na hora de ler, e que esse tipo de leitura começa quando nos somos crianças e nos segue por toda a vida. Ela também nos revela que quando somos crianças utilizamos com mais prazer à leitura com os sentidos do que quando já estamos na fase adulta, pois quando mais novos somos mais curiosidades e disponibilidade possuímos. Para mostrar que isso e verdade a autora utilizou citações de outros autores como Sartre que disse que não sabia ler, mas que tentava de todos os modos aprender a decifrar o que diziam os livros.
Outro tipo de leitura que a escritora descreveu em seu texto e a leitura emocional, onde as pessoas acabam lendo com o sentimento fazendo com que dessa forma as