Ffff
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RESUMO: O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO
Goiânia, Abril de 2012.
ANNELISE
MURILO ROSA DE SOUSA
NATALIA
ZULMERIANE
RESUMO: O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO
Resumo apresentado à disciplina Língua Portuguesa I, ministrada pela professora Veronise na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Goiânia, Abril de 2012.
O ATO DE LER E OS SENTIDOS, AS EMOÇÕES E A RAZÃO
Introdução:
A autora pretende compreender o ato de ler, sem realizar conceitos definitivos, mas apenas avaliar os aspectos básicos, como a própria vida humana.
O leitor não percebe o funcionamento do ato de ler, mas existem três níveis básicos de leitura que são: sensorial, emocional e racional, esses níveis sempre estão inter-relacionados, mas um sempre aponta mais de acordo com a necessidade do texto.
A observação é um modo de leitura que é feito de acordo com cada indivíduo que observa, quando se questiona a trajetória de cada objeto, o respeito e admiração por ele também são formas de leitura, com sentidos, emoções e o intelecto.
A intenção do texto é mostrar que existem níveis básicos no processo de leitura e inúmeras maneiras de caracterizá-los.
Leitura Sensorial
O ato de ler aponta a visão, o tato, a audição, o olfato e o gosto como referenciais. A leitura sensorial se apresenta já nos primeiros anos de vida de uma criança, quando essa começa a perceber o mundo a sua volta e a se desenvolver conforme as necessidades impostas.
A leitura sensorial nos acompanha por toda a vida e é ela quem nos leva a conhecer a nós mesmos, nossos gostos, o que nos dá prazer ou desagrada.
A leitura sensorial, não tem a necessidade de uma racionalização, ela apenas revela ao leitor que ele gosta ou não.
As sensações que são despertadas ao ter um livro em mãos são inúmeras porque o livro é um objeto que tem forma, cor, textura, volume, cheiro. Esse tipo de leitura desperta um prazer