O que é leitura? maria helena martins-esquematização
Maria Helena Martins, Série Primeiros Passos, Editora Brasiliense.
Capítulo I- Falando em leitura * Falando em leitura, podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista, folheto, mas o mais comum é pensarmos em leitura de livro.
O ato de ler não se resume apenas na leitura de livros, nós podemos ler uma situação, uma atitude, um olhar, um objeto, enfim, podemos ler através dos sentidos, das emoções e da razão.
Capítulo II – Como e quando começamos a ler
Começamos a ler muito cedo, desde o nosso primeiro contato com o mundo. * É neste contato com o mundo externo que começamos a compreender, a dar sentido ao que e a quem nos cerca. Esses são também os primeiros passamos para aprender a ler. * Para entender melhor essa ideia, Paulo Freire diz o seguinte: “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se de educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”. * Na prática, ninguém ensina ninguém a ler; o aprendizado é solitário – embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com o mundo.
Capítulo III- Ampliação a noção de leitura
Maria Helena faz uma crítica aos livros didáticos. * Os livros didáticos contêm textos condensados, supostamente digeríveis e que dão a ilusão de tornar seus usuários aptos a conhecer, apreciar e até ensinar as mais diferentes disciplinas, de fato, com o objetivo de simplificar assuntos considerados complexos os livros didáticos acabam por deturparem os textos transcritos.
Capítulo IV- O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão
- Leitura Sensorial remete-se aos cinco sentidos do ser humana; audição, visão, tato, paladar e olfato, por este fato tende a ser mais rápida, irracional e ingênua.
-
Leitura Emocional
Quando uma leitura passa a ficar mais interessante, passa a nos deixar mais alegres ou deprimidos ou quando nos faz lembrar algo, logo, entramos no nível da Leitura Emocional. Esse tipo de leitura, segundo alguns autores, deixa de lado o