Legislaçao trabalhista
As principais instituições socias são: a família, o Estado, as instituições educacionais, a Igreja e as instituições econômicas. Eu vou começar falando da família que apesar das normas sócias que determinam as regras de funcionamento da instituição familiar, cada família tem uma cultura particular, ela é a primeiro corpo social no qual os indivíduos convivem. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação refere-se ao número e a forma do casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares.
MONOGAMIA × POLIGAMIA * A família monogâmica é aquela em que a pessoa tem apenas um cônjuge (ou seja, um homem para uma mulher ou vice-versa). * A família poligâmica é aquela em que a pessoa pode ter dois ou mais cônjuges. Isso acontece entre tribos do Tibete, religião muçulmana e etc.
FORMAS DE CASAMENTO * Endogamia quer dizer casamento permitido apenas dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Encontra-se ainda hoje no sistema de castas da Índia. * Exogamia é o tipo de casamento encontrado na maioria das sociedades, trata-se da união com alguém de fora do grupo.
Essas formas de casamento referente á relação heterossexual (homem e mulher),mais recentemente, alguns países adotaram legalmente a união entre pessoas do mesmo sexo: o casamento homossexual.
Classificação da família * Família conjugal ou nuclear reúne o marido, a mulher e os filhos. * Família consanguínea ou extensa engloba além do casal e dos filhos, outros parentes.
Principais funções da família * Função sexual e reprodutiva garante a satisfação dos impulsos sexuais e perpetua a espécie humana com a geração dos filhos. * Função econômica aquela que assegura o bem-estar de seus integrantes. * Função educacional responsável pela transmissão á criança dos valores e padrões culturais.
Novo modelo de família
O “chefe da família” já não é apenas o pai, a mãe deixou de ser o sinônimo de “rainha do lar”. Os