O que é leitura?
O ato de ler não se resume apenas na leitura de livros,jornais e revistas.Nós podemos ler uma situação,uma atitude,um olhar,um objeto,enfim,podemos ler através dos sentidos,das emoções e da razão .. Quando começamos a levar para nossas vidas o que lemos, ou levar pra leitura nossa experiência de vida, então está procedendo à leitura. O livro faz uma crítica aos livros didáticos, dizendo que tais livros “contém textos condensados, supostamente digeríveis e que dão a ilusão de tornar seus usuários aptos a conhecer, apreciar e até ensinar as mais diferentes disciplinas, de fato, com o objetivo de simplificar assuntos considerados complexos os livros didáticos acabam por deturparem os textos transcritos.” Maria Martins deixa evidente o papel do professor nessa jornada de vida do aluno, que como mediador da leitura deve repassar o seu conhecimento da melhor forma possível,diz o livro que,o que importa antes de tudo é começar a possuir uma visão de leitura como instrumento liberador e que seja possível a leitura ser usufruída por todos.
Capítulo I- Falando em leitura
A autora nos remete a pensar em pontos importantes sobre como a leitura se dá desde a primeira infância. O ato de ler é muito mais do que simplesmente decifrar as palavras, descobrir seus significados. Ler não é somente um ato mecânico de “passar os olhos” sobre as letras, exige uma leitura anterior que é a leitura de mundo, com as diferentes significações que se dão mediante as situações enfrentadas, experiências vividas ou vistas, a “bagagem” de uma vida.
É muito comum, hoje em dia, acharmos um texto “chato”, isso se dá pela falta de compreensão, de busca pelo seu significado efetivo. A boa leitura é aquela que decodificamos um texto associando-o às experiências de vida, que por sua vez, produzem intertextualidades que nada mais é do que as ligações entre mundos, ligações essas, que nos dão ferramentas para entender e até modificar a nossa realidade e