O ato de ler e escrever
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
PROJETO VEZ DO MESTRE
A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivos:
Conscientizar profissionais de educação
Infantil do valor da psicomotricidade.
Reconhecer através de pequena avaliação, dificuldades psicomotoras que não foram trabalhadas, possibilitando assim o desenvolvimento integral da criança.
2
AGRADECIMENTOS
A todo corpo docente do Projeto
“A Vez do Mestre”, a professora Mary Sue Pereira pela revisão dos textos. Aos meus alunos que indiretamente contribuíram e inspiraram a confecção desse trabalho.
3
DEDICATÓRIA
Dedico essa monografia ao meu marido Alex pela ajuda, a minha filha Alexia pelo amor e por entender minhas ausências aos sábados e a minha mãe Aparecida por tomar conta de meu maior tesouro, minha filha.
4
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo I
O que é Psicomotricidade?
Capítulo II
Construindo o esquema Corporal ( desenvolvimento motor )
Capítulo III
Educação psicomotora na escola
Capítulo IV
Exercícios psicomotores para Educação Infantil
Conclusão
Bibliografia
Índice
5
INTRODUÇÃO
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996(Lei nº 9394 ) art.29 “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
Para que aja esse desenvolvimento integral é preciso que tenhamos profissionais capazes e conscientes da importância da psicomotricidade.
Considerando a psicomotricidade como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permitem suas relações com os demais, vemos que é indispensável sua atuação durante a vida pré-escolar da criança.
O movimento permite a criança explorar o mundo exterior, sem o contato com o concreto, a criança
pode