Anísio teixeira
Como político e administrador Anísio Teixeira promoveu uma reforma educacional na Bahia e no Rio de Janeiro; criou a Escola Parque, projeto inovador onde desenvolveu o conceito de educação integral, na Bahia e participou da idealização da Universidade de Brasília, entre outros empreendimentos. Mais é, como teórico, pedagogo e filósofo da educação que sua contribuição é enorme e permanece incrivelmente atual.
Uma característica importante do pensamente de Anísio Teixeira é a preocupação constante com a vinculação do conhecimento intelectual com a vida prática, cotidiana e profissional, dos estudantes. Essa tendência inicia-se através da influência de O. Buyse que defende a prática de trabalhos manuais e laboratoriais incorporada às atividades intelectuais. A partir da influência de John Dewey o conceito de praticidade no ensino adquiriu uma grande importância para Anísio Teixeira, evoluindo a ponto deste educador, mais tarde em sua carreira, criticar a educação praticada pela escola tradicional, principalmente religiosa, no que se refere à memorização e repetição como métodos de ensino. Anísio Teixeira defendia que a escola deveria ser um local de elaboração científica, de reflexão e participação contínua do estudante, de forma a propiciar a autonomia e responsabilidade do educando. Defendia que a escola deveria conter espaços adequados, ambientação agradável e o ensino deveria ser contextualizado, considerando o universo dos alunos, para que estes se sentissem livres e felizes para melhor produzirem.
Esse posicionamento de Anísio Teixeira é surpreendentemente atual. É prática recomendável em sala de aula a ambientação agradável, a participação dos estudantes, os conteúdos das disciplinas voltados para a vida cotidiana e cultural dos alunos de forma a propiciar uma melhor