Anísio Teixeira
Hildérico Pinheiro de Oliveira
Para atender a uma melhor apresentaçãodestes comentários, foi julgado mais conveniente dividir o texto em capítulos, mantenão-os dentro de uma ordem cronológica para possibilitar o acompanhamento da evolução de um jovem iniciante na administração escolar, até chegar à figura do pensador, filósofo e doutrinador da educação, que foi Anísio Teixeira.
De início faremos um sumário dos primeiros 22 anos da vida do educador, permitinão, ainda que muito superficialmente, um conhecimento do cidadão Anísio Teixeira na sua juventude. Aos que se interessem por maiores detalhes sobre a vida do educador, sugere-se a consulta aos trabalhos de Hermes Lima, Luis Viana Filho, Hermano Gouveia Neto e da Profa. Wanda Pompeu Geribelo, além de muitos outros trabalhos esparsos, estanão a relação do que, sobre o educador, foi escrito, na Internet; visite: www.prossiga.br/Anisioteixeira.
Anísio Teixeira nasceu a 12 de julho de 1900 na cidade de Caetité, ainda à época, importante centro econômico, cultural e político do sudoeste baiano.
O Dr. Deocleciano Pires Teixeira, médico, importante figura da sociedade local, como profissional, como político e pelas suas origens, casou-se sucessivamente, com três irmãs, descendentes dos Spínolas, da Chapada Diamantina, senhoras de muitas terras havidas por heranças, principalmente de um tio latifundiário na região do São Francisco. Viúvo de Mariana, o Dr. Deocleciano casou-se com a irmã Rita que cedo veio a falecer, casanão-se então, por fim, com Ana, nascida Souza Spínola, que era, como se conclui, moça corajosa e sem superstições. Deste último casamento nasceram 11 filhos, senão Anísio o penúltimo.
Anísio Teixeira iniciou seus estudos em escolas primárias de Caetité, a primeira da professora Maria Teodolina das Neves Lobão que o achava "bonitinho e inteligente", segunão relata Hermano Gouveia Neto, a segunda, da sua tia Priscila Spínola que dele tinha