história
OS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA DO NORTE:
Da colonização a independência
A presença europeia na América é bem anterior ao século XV. OS Vikings chegaram ao Canadá quase cinco séculos antes de Colombo.
Os primeiros colonos ingleses chegaram a América do Norte em 1606 e se estabeleceram na Virgínia. A princípio donos do Oceano Atlântico, portugueses e espanhóis dividiram o Novo Mundo entre si. Os ingleses contestaram a validade de Tordesilhas e praticaram a pirataria oficial como corsários. Por muitos anos, o saque de riquezas dos galeões espanhóis foi mais tentador do que o esforço sistemático da colonização. A Inglaterra, entretanto, em meio a noticias de riquezas como o ouro e a prata encontrados no México e Peru, autoriza a exploração da América do Norte. Era os Tudor ornando-se com o ouro americano. Para os Estados Unidos, no entanto, o evento fundador de sua nacionalidade é considerado o 1620, quando o navio Mayflower chegou em Massachusetts. Antes mesmo de desembargarem do navio os peregrinos, como ficaram conhecidos mais tarde, firmaram um pacto estabelecendo que seguiriam leis justas e iguais. Esse documento é chamado "Mayflower Compact".
Em 1621, os sobreviventes do rigoroso inverno, decidiram fazer uma festa de Ação de Graças (Thankgiving). O cardápio foi milho, peru e tortas de abóbora. Desde então, os norte-americanos repetem, no mês de Novembro, a festa de Ação de Graças, reiterando a ideia de que eles querem ter os "pais peregrinos" de Massachusetts como modelo de fundação.
Segundo o livro História dos Estados Unidos, das origens ao século XXI de Leandro Karnal "os "pais peregrinos" (pilgrim fathers) são considerados como fundadores dos Estados Unidos s. Não são os pais de toda a nação, são os pais da parte "WASP" (em inglês, White anglo-saxon protestant, ou seja, branco, anglo-saxão e protestante) dos EUA. Em geral, a historiografia costuma consagrá-los como os modelos de colonos. Construiu-se