A importância do ato de ler,escrever, falar e estudar
“E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não uma manipulação mecânica de palavra mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade” – Freire, Paulo
- a importância do ato de ler: Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede sempre a da palavra, e ele demonstra isso quando retrata como ele via o mundo e como isso o ajudou em seu crescimento intelectual pois a leitura em sua alfabetização o ajudou a aperfeiçoar um mundo que ele já havia “lido”. Eva Maria Lakatos, diz que a leitura tem duas funções principais: como forma de estudos e como adquirir cultura como entretenimento, sendo que somente a primeira requere esforço intelectual. Requerendo ou não esforços a leitura nos leva a conhecer novas faces de uma sociedade ou até do mundo, o conhecimento adquirido através da leitura é sem dúvidas imprescindível para um aprofundamento intelectual.
- a importância do ato de escrever: Desde que o homem começou a organizar o pensamento por meio de registros, a escrita foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na propagação de ideias e informações, teve momentos da história em que perdeu seu destaque mas nunca sua importância. A escrita é fundamental na alfabetização e se mantém presente no decorrer das fases na vida social, cultural e em tantas outras dos seres humanos. Paulo Tarso diz que a escrita é uma construção que se processa na interação, determinado destinatário independente da finalidade.
- a importância do ato de falar: A fala é uma das diversas formas de comunicação presentes em nossa sociedade mas, nem sempre foi assim, o homem passou por inúmeras transformações em seu comportamento os que trouxeram-lhe vantagens se mantiveram e a fala é uma delas já que o homem quando hominídeos não usava a fala para se comunicar.