o ato da importância d eler
Paulo Freire nos lembra que a leitura do mundo precede a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, rodeado de árvores e animais. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras.
O ser humano é capaz de ler e escrever o mundo em que vivem antes de ser alfabetizado pela forma tradicional, pois assiste a tudo ao seu redor e pode contar o que visualizou em forma de narrativa. Podem também trabalhar e viver em sociedade antes da alfabetização. Por exemplo, existem pedreiros que não sabem ler, mas desenvolvem sua função da mesma forma que um alfabetizado.
Para Paulo Freire a leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Ler não é somente pronunciar cada palavra para si ou em voz alta, e sim interagir com o texto proposto e compreender sua mensagem. Também
não é produtivo que o professor force o aluno a ler uma infinidade de livros se ele o fizer somente por obrigação e sem uma real compreensão do assunto abordado.