Empowerment
Palavra em inglês que significa dar poder a uma pessoa
Conceito : é uma tecnologia de gestão que proporciona a melhoria na qualidade e produtividade resultando em um melhor serviço para seu cliente. Quebrando os paradigmas levando a uma maior interação entre os colaboradores, diminuindo assim o tempo de solução de problemas, tornando-os parceiros da organização. Com o reconhecimento que os colaboradores não são apenas executores de suas funções e que possuem uma visão mais ampla da produção e do serviço prestado, podendo atribuir a eles o poder de decisão.
• A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização que a torna lenta e burocrática. Também corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, como duas faces de uma mesma moeda. Para desenvolvê-lo não basta transferir verbalmente poder às pessoas; elas precisam ter reais condições de agir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvendo o que chamamos de “ownership”, ou seja, agirem como intraempreendedores e como se fossem “proprietárias” do negócio, pensando como empresários.
2-)ORIGEM : Onde surgiu; Como surgiu ; razões de seu surgimento., um breve histórico ADRIANA
Segundo Wilkinson (1997 , p.41), o empowerment surgui como uma possivel solução para o velho problema sobre ambientes burocrática onde a criatividade é sufocada e os trabalhadores sentem-se alienados e descontentes.
Os programas de empowerment necessitam de um contexto organizacional apropriado à sua implementação, levando em conta seus conflitos na descentralização de decisão ao compartilhamento de informação e a autonomia dos funcionários.
Elton Mayo e seus colaboradores criticaram o Taylorismo sugerindo que o envolvimento dos trabalhadores gerava um benefício moral. Na década de 60, o trabalho enriquecedor se