o anglicismo e a linguagem publicitária brasileira
RESUMO
Isayane Rocha Raposo
Com o mundo globalizado, percebe-se a constante inserção de empréstimos linguísticos, principalmente, anglicismos em nosso cotidiano. Através de nossos estudos, concluímos que existem bastantes elementos que influenciam de forma maléfica e benéfica a atitude dos consumidores e que os mesmos apresentam posturas distintas em relação as expressões inglesas em nossa língua. Mediante isso, o presente estudo preocupa-se com o entendimento da dinâmica do anglicismo e suas influências sobre uma das técnicas de comunicação muito relevante na sociedade contemporânea, a Publicidade, atentando ao público consumidor, verificando a influência dos anglicismos no processo de decisão de compra e explanando que acima de todos esses fatores que contribuem para o uso intensificado desse episódio, é fundamental atribuir a devida reputação a nossa língua, considerando-a recurso de caracterização da nossa etnia, não permitindo que o anglicismo tire o espaço essencial do nosso cenário cultural.
INTRODUÇÃO
Sabemos que atualmente é notória a utilização de palavras oriundas da Língua Inglesa (LI), e que elas produzem um número expressivo dos estrangeirismos na nossa língua. Sabe-se, ainda, que a globalização econômica tem grande influência na obtenção de expressões dessa língua considerada universal.
Indo a esse encontro, em termos linguísticos, a globalização proporciona a comunicação a um público maior em várias localidades. A forma de interagir e trocar informações entre as pessoas recebeu uma nova perspectiva e intensidade, o que deu espaço para que uma cultura prevalecente sofresse outras influências culturais e permitiu os anglicismos hoje existentes. Esse cenário que possibilitou ao anglicismo o encontro de um recinto simbólico no nosso cotidiano, sendo vinculado aos nossos discursos por meio de veículos comunicativos, sobretudo no ramo publicitário.
Dessa forma, observamos que cada vez mais os