Estrangeirismo na propaganda e sua influência no cotidiano
ESTRANGEIRISMO NA PROPAGANDA E SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS SANTA CRUZ 2011
ALBERTO JOSÉ DOS SANTOS
ESTRANGEIRISMO NA PROPAGANDA E SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa, compreensão e produção de textos. Orientadora: Profa. Ms. Rafaella Berto Pucca.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS SANTA CRUZ 2011
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, pelo amor e carinho de sempre, por proporcionar apoio na realização deste sonho pelo exemplo de caráter, perseverança e luta pelos ideais. E, finalmente, àquele que me concedeu o privilégio do saber: Deus por acompanhar todos os meus passos ensinando-me o caminho da vida.
Dedico A minha família, que em nenhum momento mediu esforços para realização dos meus sonhos, que me guiaram pelos caminhos corretos, me ensinaram a fazer as melhores escolhas, me mostraram que a honestidade e o respeito são essenciais à vida, e que devemos sempre lutar pelo que queremos.
“O maior dos crimes é matar a língua de uma nação com tudo aquilo que ela encerra de esperança e de gênio.” (Charles Nodier)
RESUMO
Define-se aqui expressão estrangeira como o uso de qualquer elemento lexical, palavra, locução ou frase, que tenha sua origem emprestada de outra língua. Nas últimas décadas, por meio da informática e consequentemente da internet, os anúncios publicitários na mídia escrita, televisiva e no comércio, fizeram com que a língua portuguesa em uso no Brasil tivesse forte influência de expressões procedentes da língua inglesa, que começaram a fazer parte do nosso cotidiano linguístico. O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do estrangeirismo em um anúncio publicitário endereçado ao publico jovem que domina o português no Brasil e que também tem algum conhecimento da língua inglesa. Procura-se entender