Reflexão critica-oscar e asrª cor de rosa
2762 palavras
12 páginas
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEUESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE VISEU
1ºCURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM
MÉDICO-CIRÚRGICA
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE VISEU
1ºCURSO DE MESTRADO EM ENFERMAGEM
MÉDICO-CIRÚRGICA
Óscar e a Sr.ª Cor de Rosa- Reflexão crítica
Trabalho elaborado por:
Olga Maria Alves saraiva,
Viseu
Trabalho
Índice
1- INTRODUÇÃO 1
2- REFLEXÃO CRITICA 4
2.1 – INTRODUÇÂO A REFLEXÃO………………………………………………………4
2.2 – REFLEXÃO…………………………………………………………………………...5
3 - CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular “Enfermagem Avançada”, integrada no 1º Curso de Mestrado em Enfermagem médico-cirúrgica, visando constituir um dos momentos de avaliação da unidade, leccionada pela professora Ernestina .
Ler é um processo pelo qual olhamos e entendemos o que foi escrito, ou seja, compreendemos o que o texto quer dizer. A leitura deve ser entendida como um processo de construção de sentidos. Essa construção de significados envolve habilidades capazes de colocar o leitor frente ao texto e ao mundo de uma forma crítica.
“…. O leitor tem uma experiência vivencial que lhe permite tecer uma rede de sentidos, considerando que “o sentido não está no texto, mas constrói-se a partir dele, no curso de uma interacção” (KOCK, 2000, p.25).
O prazer da leitura é um meio de trazer liberdade e realização ao ser humano, tornando-o um cidadão crítico capaz de actuar na sociedade em que vive. É importante o leitor construir os sentidos do texto, para além da mera reprodução do sentido do autor; um leitor deve ter autonomia para interpretar o que lê, á luz das suas experiencias de vida.
“…a leitura sempre leva à produção ou construção de um outro texto: o texto do próprio leitor. A leitura crítica sempre gera expressão: o revelar do SER do leitor. Assim, esse tipo de leitura é muito mais do que um simples processo de apropriação de significado; a