FUTEBOL: GOL DE LETRAS E PALAVRAS
Marlon Luiz Clasen Muraro
TODOS FALAMOS FUTEBOL:
O PROCESSO DISCURSIVO EM UM JOGO DE PALAVRAS
São Paulo
2006
MARLON LUIZ CLASEN MURARO
TODOS FALAMOS FUTEBOL:
O PROCESSO DISCURSIVO EM UM JOGO DE PALAVRAS
Anteprojeto entregue à Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência parcial para inscrição no Curso de Doutorado em Letras.
São Paulo
2006
ITENS RESUMIDOS DESTE ANTEPROJETO
1. Área de Enquadramento deste Projeto de Tese: Língua Portuguesa
2. Tema: Todos Falamos Futebol. O processo discursivo em um jogo de palavras. Análise da importância do esporte futebol como fator contributivo léxico à Língua Portuguesa, especialmente em nosso país, Brasil.
3. Delimitação do Tema: a influência do futebol sentida na linguagem. O futebol no léxico e na retórica, na nossa abordagem e visão do mundo. A relação criativa com as palavras e as marcas que o futebol imprime na vida brasileira. A linguagem do dia-a-dia incorporando termos e expressões do futebol e ampliando seu sentido para além das quatro linhas. O futebol como gerenciador e fomentador de uma riqueza vocabular tipicamente brasileira. O jogo semântico e a tática da didática.
4. Justificativa do tema: de quase jogador de futebol a professor. Entre a bola e os estudos, optei por estes. Prefiro não pensar no que perdi ou poderia ter ganho e sim comemorar o que sou, o que faço e o que posso fazer a partir de leituras, reflexões e a arte de escrever. O futebol está no meu DNA como no de mais 160 milhões de brasileiros; a língua portuguesa é a maneira que tenho para comunicar o que penso, o que sinto e como vejo a paixão futebol. Transportá-la para fora dos gramados, além das quatro linhas é o desafio que ora ouso enfrentar.
5.