Questionário
VOCÊ JÁ SABE QUE HOSPITAIS:
· são instituições muito antigas na história da humanidade;
· foram criados para assistir ao paciente em seus momentos finais;
· fornecem atualmente, aos pacientes, os serviços diagnósticos e terapêuticos mais atualizados, em função dos avanços científicos.
Você sabia que até meados do século XIX, as infecções hospitalares eram atribuídas a inúmeras e fantásticas causas?
No entanto, a aplicação de tecnologia não é isenta de risco e as infecções hospitalares estão entre os agravos mais antigos e graves à saúde.
IGNAZ SEMMELWEIS é considerado o pioneiro nos esforços do controle da Infecção Hospitalar. O processo de coletar sistematicamente dados, analisar e instituir medidas de prevenção ainda é a ferramenta mais eficaz no controle de infecções. Além disso, a importância atribuída por ele às mãos dos profissionais de saúde, como meio de transmitir patógenos de um paciente para outro, continua válida. Infelizmente, como no século passado, os médicos e demais profissionais de saúde ainda necessitam ser lembrados constantemente para a higiene das mãos - antes e depois do contato com os pacientes.
Considerando que a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos - segundo pesquisas atuais, não é maior que 60% - ainda é possível afirmar que hoje, como no tempo de Semmelweis, as mãos são o principal veículo de transmissão de microorganismos no ambiente hospitalar.
2. O QUE É INFECÇÃO HOSPITALAR?
Considera-se INFECÇÃO HOSPITALAR (IH) a infecção adquirida durante a hospitalização e que não estava presente ou em período de incubação por ocasião da admissão do paciente.
São diagnosticadas, em geral, A PARTIR DE 48 HORAS após a internação.
As infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e de mortalidade, além de aumentarem o tempo de hospitalização do paciente, elevando o custo do tratamento.
A importância das infecções hospitalares é