O Analfabetismo Visual nas Empresas de Tecnologia
TÍTULO:
O Analfabetismo Visual nas Empresas de Tecnologia
AUTORES (citação):
Lígia Cristina Fascioni, Milton Horn Vieira
PALAVRAS CHAVE:
Analfabetismo, visual, sintaxe, comunicação, cultura,
Gestalt.
RESUMO (do leitor) + CITAÇÕES:
O artigo mostra de forma simples pontos fundamentais para as empresas entenderem como funciona o trabalho do Design. Essa falta de conhecimento limita as empresas a explorar soluções simples e mais eficaz.
1. “O processo de criar imagens mentais contribui, muitas vezes, para a busca de soluções práticas utilizando unicamente conceitos.”
2. “A visão é natural; criar e compreender mensagens visuais é natural até certo ponto, mas a eficácia, em ambos os níveis, só pode ser alcançada através do estudo”. Dondis (1997).
3. “(..) O poder de transformar o homem seduzindo-lhe a imaginação. É precisamente pela aparência que podeis capturar a mente daqueles que não darão ouvidos aos vossos teoremas (..)”.Wind aput Platão (1997).
4. “... Nunca antes na história da humanidade, fomos submetidos a tanta carga visual como agora. Os meios são cada vez mais poderosos e não param de se multiplicar.”
5. “... comunicação visual tornou-se mais madura ou fácil. A relação continua mal resolvida e cada vez mais incompreendida...”.
6. “... estão diretamente relacionados com a cultura, as convenções sociais, o contexto histórico.”
7. “... O inverso também é verdadeiro, isto é, quanto menor o repertório (mais básico, mais simples) maior é o número de destinatários capazes de interpretar a mensagem, ou os signos que a compõem.”
8. “... Os pontos possuem grande poder de atração visual sobre o olho. Na natureza, as formas arredondadas são mais comuns, pois, em estado natural, a reta e o quadrado são verdadeiras raridades.”
9. “... existe basicamente em três versões: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Todas as outras podem ser obtidas a partir da combinação dessas três formas básicas.”
10. “O volume é