O Amor de Cristo no Sermão do Mandato
Franceilton Alves Passos
I – Proposta do Trabalho
O trabalho que vamos desenvolver tem como corpus a primeira e segunda parte do “Sermão do Mandato” do Pe Antônio Vieira¹. A categoria que vamos abordar é o amor de Cristo; e, para analisarmos essa categoria, usaremos como base teórica o conceito de Amor, que está descrito no Dicionário de Teologia Fundamental, de René Latourelle e Rino Fisichella².
II – Justificativa
Para a realização dessa monografia, foi escolhido o “Sermão do Mandato”, porque, dentre as obras literárias barrocas, vemos a importância de estudar a visão que o Padre Antônio Vieira tinha em relação ao amor de Cristo. O “Sermão do Mandato” foi escolhido porque, dentre os sermões do Padre Antônio Vieira, nenhum retrata de maneira central o amor de Cristo, como no “Sermão do Mandato”.
A categoria “o amor de Cristo” foi escolhida no sermão porque, além de se tratar do tema central, ela é a reflexão mais importante no sermão. Essa categoria é digna de uma análise por se tratar da visão que o Padre Antonio Vieira tinha sobre o amor de Cristo, e esse amor era a razão pela qual ele tentava justificar a fé dos homens, e inclusive sua própria Fé.
A base teórica escolhida, o conceito descrito no Dicionário de Teologia Fundamental, nos permitirá uma análise crítica e profunda do amor de Cristo, pelo fato de conceituar o amor, com uma teoria que se aproxima da visão que o Padre Antônio Vieira tinha sobre o amor. Esse conceito descrito pelo dicionário trata a fundo do fenômeno do amor, mas não de qualquer amor, e sim do amor de Cristo, que é o que vamos analisar.
1. Padre Antônio Vieira, Sermão do Mandato. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antonio-vieira-padre/sermao-do-mandato.php
2. LATOURELLE, René; FISICHELLA, Rino. Dicionário de Teologia Fundamental. Petrópolis, RJ: Vozes; Aparecida, SP: Santuário, 1994. P. 45-46.
III – Análise
O amor é a revelação da Misericórdia de Deus