O barroco
O Barroco ( Seiscentismo)
A corrente literária barroca surgiu no final do século XVI e início do século XVII, e tinha como sua vertente principal os contrastes as oposições e os dilemas.
No barroco o homem buscava incessantemente pela salvação, mas também desejava usufruir dos prazeres mundanos, os conflitos eram presentes em todo o período, o homem deseja se valorizar, mas estava em frequente conflito com que essa valorização, sendo a questão do Antropocentrismo ( o homem no centro) verso a questão do Teocentrismo ( Deus no centro)poderia causar.
Outra característica do barroco era a ambiguidade, além disso, a figura de linguagem como a sinestesia, o paradoxo e a antítese.
Essa presença de antítese fazia do barroco uma corrente com suas características bem contrastantes, o que antes no período do Renascimento era preponderante a lei da simetria, no barroco a dissensão entre a luz e a sombra.
Na literatura barroca podemos citar os seus principais representantes brasileiros, Bento Teixeira ( 1561-1600), com sua poesia épica intitulada “Prosopopeia”, publicada em Lisboa em 1601, essa poesia por algum tempo foi tida como a primeira poesia impressa brasileira, porém descobriu-se posteriormente que Bento Teixeira era natural da cidade do Porto em Portugal, Prosopopeia foi influenciada pelas obras camonianas ( ha semelhanças com Os Lusíadas de Camões), o narrador era Proteu, e foi composta para com o intuito laudativo a D. Jorge de Albuquerque Coelho, donatário das Capitanias de Pernambuco, foi escrita com 94 estrofes, outro autor foi Manuel Botelho de Oliveira ( 1636-1711), com sua coletânea de poemas intituladas “ Música do Parnaso”, publicada em Lisboa em 1705, como destaque nesses poemas têm “A Ilha da Maré”, onde o autor dedicava os sonetos a sua amada Anarda sua musa inspiradora soberana, Botelho foi o primeiro autor brasileiro a ter um livro publicado, seus poemas eram compostos por quatro coros de rimas – portuguesas, castelhanas, italianas e