Poesia Barroca no Brasil
HISTÓRIA SOBRE O SURGIMENTO:
Nos séculos VXII e XVIII, ainda não havia no Brasil condições para o denvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. Nosso imenso território era, na maior parte, despovoado. A vida social Brasileira girava em torno de alguns pequenos núcleos urbanos e a vida cultural praticamente não existia. As pessoas letradas que viviam nas mesmas cidades reuniam-se vez em quando para conversar e mostrar, uns aos outros os textos que eventualmente tivesse escrito (poesias, artigos ensaios etc.) Só no século XIX começou a formar-se um publico leitor que possibilitou a continuidade da produção literária.
Em vista dessa precariedade cultural da sociedade brasileira, seria exagero falar em movimento barroco no Brasil. O que temos, na verdade, são alguns escritores que, bebendo em fontes estrangeiras (geralmente autores portugueses e espanhóis), produzem aqui textos com características barrocas. Desses escritores que merecem destaque são:
GREGÓRIO DE MATOS, por suas poesias,
PADRE ANTONIO VIEIRA, por seus sermões.
ALÉM DELES, TEMOS OUTROS AUTORES COMO:
BENTO TEIXEIRA, autor do poema prosopopeia, MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA , Autor do livro música do parnaso.
FREI MANUEL DE SANTA MARIA ITAPARICA
AMBROSIO FERNADES BRANDAO
GREGORIO DE MATOS (1636-1696) È o maior nome da poesia Barroca Brasileira. Não teve nenhum livro publicado em vida. Depois de sua morte, os manuscritos encontrados foram sendo publicados em diferentes coletâneas, sem nenhum rigor crítico. O que chamamos de obra poética de Gregório de matos é na verdade, fruto de pesquisas nessas coletâneas, que ainda deixa dúvidas sofre a autenticidade de muitos textos que lhe são atribuídos.
Suas poesias amorosas e religiosas, que revelam influência dos barrocos espanhóis, despertaram inicialmente atenção da crítica, mas hoje sua produção satírica, escrita em linguagem debochada e plena de termos de baixo calão,também vem sendo