O AMIANTO NO BRASIL
O Brasil é um dos maiores produtores, consumidores e exportadores de amianto do mundo, que é utilizado em quase 3.000 produtos industriais, entre eles: telhas, caixas d'água, pastilhas e lonas para freios etc. Por conta de suas propriedades e baixo custo de produção, é empregado intensivamente no Brasil, sendo, aproximadamente, mais de 90% do seu uso na indústria de cimento-amianto ou fibrocimento (telhas, caixas d'água etc.), menos de 5% em materiais de fricção (autopeças), cujo uso está em declínio - setor que investiu nos produtos de substituição por exigência do mercado internacional e das multinacionais montadoras para veículos novos e em pequeníssimas quantidades em outras atividades, sendo nas indústrias têxteis em torno de 3% e nas químicas/plásticas menos de 2%.
No Brasil, a quase totalidade do amianto comercializado é do tipo crisotila ou amianto branco, mas diversos produtos contaminados com anfibólios, proibidos por lei, têm sido empregados, entre eles o talco industrial, pedra sabão e a vermiculita. Têm sido identificado nos talcos industriais brasileiros, principalmente a tremolita, antofilita e actinolita, embora estejam proibidos por lei, como já mencionado.
Onde tem amianto? Por suas características, incombustibilidade, bom isolamento térmico, elétrico e acústico, resistência mecânica, baixo custo, entre outros, este mineral têm sido, por vários anos, largamente utilizado pela indústria em diversos produtos presentes em nosso dia a dia. Seguem alguns exemplos.
Alguns eletrodomésticos tais como torradeiras, fogões, aquecedores, secadores de cabelo, etc.;
Indústria da Construção Civil (tubulações de redes de saneamento, argamassa, tinta, pisos, revestimentos e cola;
Cabos e fitas de isolamento térmico;
Guarnições de freio (lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embreagem;
Móveis, portas, armários, tampos de mesas, placas decorativas;
Têxteis, papéis;
Filtros de ar, gás e líquidos;
Depósitos e