Engenharia - Síntese do Amianto
Síntese ampliada dos Trabalhos sobre o uso do Amianto no Brasil
Prof. Lúcio
Asbesto – Amianto
O asbesto (nome de origem grega, "indestrutível", "imortal", "inextinguível")) ou amianto (nome de origem latina, puro, sem sujidade, sem mácula) é uma fibra de origem natural, muito usada pela indústria devido a sua elevada resistência ao calor (até 1000ºC), a químicos, à tração mecânica, de grande flexibilidade, durabilidade, isolamento acústico, e pelo seu baixo custo. O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas.
As serpentinas, como se observa no esquema, têm como principal variedade a crisotila. Também conhecida como amianto branco, essa variedade corresponde a cerca de 100% de todo o amianto consumido no mundo. Suas fibras são curvas e sedosas. Seus efeitos na saúde humana são diferenciados e menos significativos que os dos outros tipos de amianto.
Os anfibólios são fibras duras, retas e pontiagudas. Agrupam-se em cinco variedades principais: amosita (amianto marrom), crocidolita (amianto azul), antofilita, tremolita e actinolita. Do ponto de vista econômico, os dois primeiros são os mais importantes. Muito utilizados até os anos 70, atualmente estão em desuso, por causa de seus efeitos sobre a saúde.
Qual a situação legal do uso do amianto no Brasil?
No Brasil o uso do amianto foi proibido em algumas capitais, mas o país continua a defender o uso do minério.
O Brasil esta entre os cinco maiores produtores mundiais de amianto. Atualmente, o país usa amianto em mais de 3.000 produtos.
Os ministérios que se posicionaram contra a adesão do Brasil à proibição alegando prejuízos econômicos associados à produção, na geração de