O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
1. De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?
São grupos ou indivíduos ligados e afetados pelas ações da organização, direta ou indiretamente, e podem ser internos e externos:
- Internos são: Empregados, Acionistas, Diretores, etc.
- Externos são: Fornecedores, Concorrentes, Consumidores e a mídia.
2. O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista da empresa afeta sua posição de stakeholder? Justifique.
Não, o governo continuaria sendo um stakeholder. Assim como há um interesse por todas as organizações brasileiras devido ao grande desenvolvimento que essas empresas trazem para a região e para o país, como por exemplo, aumenta a geração de empregos, aumenta a arrecadação de tributos para o município entre outros benefícios.
3. Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.
Até 1995, a Petrobras não possuía concorrentes de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil. Com isso ela conseguiu um crescimento continuo em suas atividades e ganho. Através da elevação da receita e dos lucros, possibilitou o aumento dos investimentos na área produtiva e em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas.
4. Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?
A influência governamental afeta a política de preços da empresa, devido a crises políticas e guerras ocorridas nas principais regiões produtoras, com isso afetando diretamente a Petrobras devido a essas medidas políticas aplicadas. Outro grande problema são os altos impostos no Brasil e sua presença em quase todos os setores produtivos afetam a economia brasileira.
5. Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros da empresa cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública