O Alienista
Autor: MACHADO DE ASSIS
Nomes:
BIOBIBLIOGRAFIA
MACHADO DE ASSIS – Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no
Rio de Janeiro em 1839. Era filho de um humilde pintor mulato e de uma dona de casa nascida em Portugal. A família viveu de modo bastante simples desde sempre; por isso, Machado de Assis teve que lutar muito para sobreviver e para ser escritor.
Estudou pouco em escolas. Oque aprendeu foi por esforço próprio.
Foi tipógrafo e trabalhou no comércio de livros, até entrar no serviço público, onde trabalhou até o fim da vida. Começou a escrever ainda jovem: foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário .
Casou-se mas não teve filhos. Sua literatura é conhecida pelo grande refinamento de sua observação da vida humana. Sendo descendente de negros escravos e de gente pobre, conseguiu subir na vida por seu esforço pessoal. O alienista foi publicado no livro Papéis
Avulsos, de 1882. Machado de Assis foi reconhecido como o maior escritor de sua época e é um dos maiores da língua portuguesa. Morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.
RESUMO DO ENREDO
Dr. Simão Bacamarte volta a sua terra natal, Itaguaí, RJ. Lá casa-se com Dona Evarista e não conseguem ter tem nenhum filho. Seu objetivo era estudar a loucura humana. Ele acaba ficando muito interessado no tema e constrói a Casa Verde, para tratar dos loucos.
Sua primeira teoria foi, que todos que eram diferentes eram loucos.
Dona Evarista voltou de uma viajem que fez, ela havia comprado muitas jóias e em certa noite Simão acorda e vê que ela estava indecisa de qual colar usar, e Simão internou ela pensando que ela era diferente.
Assim os morradores fizeram uma revolta, chamada revolta dos canjícas, que ela liderada por Porfírio, um barbeiro da cidade. Mas muitos destes revoltos foram internados na Casa Verde.
Simão percebe que 75% da população de Itaguaí estava internada na
Casa Verde e descobre que ser diferente é normal e assim soltou