Projeto C Pia
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 112 AM
PROJETO EM ENGENHARIA CIVIL I
CONSTRUÇÃO DE UM GUINDASTE
Segunda Etapa
VÁRZEA GRANDE, MT.
SETEMBRO / 2013.
DISCENTES:
ADELAINE DUTRA.
ANA PAULA DE SOUZA DUTRA.
AMANDA MARQUES DOS REIS.
DÉBORAH TREVISAN.
DOUGLAS BATISTA MACHADO.
UEUDER CASTRO DO NASCIMENTO.
FÁBIO MARUCCI CHINOTI.
JOÃO PAULO FRANK RAMALHO.
CONSTRUÇÃO DE UM GUINDASTE
Segunda etapa
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário – UNIVAG para obtenção da nota parcial da disciplina de Projeto em Engenharia Civil I orientados pelos ProfºMs. Raquel Moraes Graffin e Denes Moraes.
Introdução
O princípio físico utilizado aqui é o Princípio de Pascal que diz: "O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido."
Imaginemos um tubo em U no qual aplicamos uma pressão P, que resulta de uma força aplicada numa área A. Essa pressão se transmitirá integralmente à outra extremidade, a qual exercerá uma força F sobre uma área A. Como a pressão transmitida é a mesma, tem-se:
P=F/A=F'/A'
Portanto, a força aplicada na área A' será:
F=A.F'/A'
Tem-se, portanto, um mecanismo eficaz de aumento da força aplicada. Basta construir dispositivo com área, na outra extremidade, bem maior do que a área original na qual aplicamos a força. Este é o princípio de funcionamento da prensa hidráulica. Ao aplicarmos uma força não muito grande numa das extremidades, podemos levantar objeto de massa maior na outra extremidade.
Desenvolvimento
Este projeto irá consistir na fabricação de um guindaste caseiro, do tipo hidráulico, que irá funcionar da seguinte forma:
No guindaste hidráulico através de seringas os líquidos transmitem a pressão de uma maneira muito eficiente. Quando colocado pressão em uma seringa, todo o resto por onde está o liquido sofre a mesma pressão, neste sistema quando aplica - se a força em uma seringa você pode