Padr o para trabalhos disciplinares SENAI
Centro de Formação Profissional Gerson Dias
Lesly Sabriny Teodoro Martins
Mikaelle Ventura
Partida Estrela-Triângulo
Pedro Leopoldo
2015
Lesly Sabriny Teodoro Martins
Mikaelle Ventura
Partida Estrela-Triângulo
Trabalho apresentado na disciplina Acionamentos, do curso Automação Industrial, ministrada pelo instrutor Agenor, como requisito parcial de avaliação.
Pedro Leopoldo 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 6
1. INTRODUÇÃO
Partida através de chave estrela-triângulo automática Consiste na alimentação do motor com redução de tensão nas bobinas durante a partida. Na partida as bobinas do motor recebem 58% (1/3) da tensão que deveriam receber. A chave estrela-triângulo é um dispositivo que liga as três fases do motor em estrela durante a partida até uma rotação próxima da nominal (90%), quando comuta a ligação para triângulo. Isto significa que a tensão por fase na ligação estrela será 3 vezes menor que a tensão de alimentação, consequentemente, a corrente de linha na partida será 3 vezes menor, assim como o seu conjugado motor. É fundamental para esta chave de partida que o motor tenha possibilidade de ligação em dupla tensão, (220/380V, 380/660v, 440/760V) e que a menor tensão coincida com a tensão de linha da rede e os motores tenham no mínimo 6 terminais.
2. DESENVOLVIMENTO
Inicialmente o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais, o motor não pode permanecer longos períodos funcionando com tensão reduzida e fechado em estrela, por isto, após alguns segundos (estabelecido pelo fabricante do motor) a partida deve assumir o fechamento triângulo permitindo ao motor elétrico que receba tensão elétrica nominal de 220V em cada uma de suas bobinas. Portanto, na partida estrela triângulo, após a partida do motor, teremos o fechamento triângulo