O Alienista
Resumo:
A história se passa no século XIX, retrata a burguesia hipócrita da época. O personagem principal, Dr. Simão Bacamarte (O Alienista) vai morar em Itaguaí. Lá ele pediu licença ao governo para construir uma residência onde os loucos da cidade se instalariam e seriam tratados, favorecendo também o estudo sobre os limites entre a razão e a loucura.
O Dr. Simão Bacamarte começa a capturar os próprios moradores de Itaguaí. Segundo ele, uma pessoa não poderia amar um objeto que já seria encaminha do para a Casa Verde (manicômio).
Muitos cidadãos começam a desconfiar do Dr. Simão Bacamarte e passam a sentir medo de irem parar na Casa Verde. Até um ponto em que eles passam a afrontar o Alienista tentando demolir a Casa Verde através do governo, neste caso os cidadãos se revoltam com o barbeiro. Como líder, este, convence um batalhão inteiro de dragões e assume o poder prometendo demolir a Casa Verde. Entretanto este começa a conversar com Bacamarte e se torna um aliado. Logo ele é deposto e um novo barbeiro (que era rival do primeiro) assume o poder. O deposto vai parar na Casa Verde.
Após algum tempo, 4/5 da população de Itaguaí estava dentro da Casa Verde, inclusive a mulher de Bacamarte e a esposa do boticário que era aliado do mesmo. No fim do tratamento todos foram postos fora e analisando, Bacamarte verifica que ele próprio é o único sadio e reto, por isso o sábio Dr. Simão Bacamarte internou-se no casarão da Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois e recebeu honras póstumas.