Métodos Hormonais
Pílula Oral - Atuam inibindo a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação. Esse é o método mais usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos reversíveis dentre as medidas medicamentosas.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: inferior a um.
Vantagens: além da ótima eficácia contraceptiva, desempenham um papel protetor contra várias doenças (em particular, doenças benignas da mama e do ovário e osteoporose); ajudam à regular ciclo menstrual e minimizam as dores pré-menstruais, diminuem o risco de cancro do ovário e do endométrio; melhoram a acne.
Utilização: 3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso sem terapêutica.
Desvantagens: fácil esquecimento; influência medicamentosa; vômitos ou diarréias.
O que significa Índice de Pearl - Índice de Pearl é uma fórmula matemática que avalia a eficácia de um método contraceptivo.
Adesivo Dérmico - O adesivo contraceptivo contém dois tipos de hormônios: estrogênio e progestativos. Após a aplicação do adesivo, estes hormônios são liberados continuamente através da pele para a corrente sanguínea, prevenindo a gravidez de duas formas: Inibindo a ovulação ou espessando o muco cervical.
Utilização: 1 por semana durante 3 semanas. Deve ser colocado na face externa e superior do braço ou aplicado acima da linha dos pêlos púbicos.
Vantagem adicional: não obriga a um cuidado diário.
Desvantagem: é preciso ter cuidado na freqüência de saunas e banhos turcos ou com a aplicação de cremes na pele, para evitar o descolamento do adesivo.
Anel Vaginal - Libera constantemente baixas doses de estrógeno e progesterona, sendo estes absorvidos pela mucosa vaginal, impedindo a ovulação. Também aumentam o muco dessa região, dificultando a passagem dos espermatozóides. Utilização: