M Todo De Mohr
Realizou-se duas titulações com padrão NaCl em meio neutro (método de Mohr) para a padronização de aproximadamente 0,1 mol/L, utilizando o indicador cromato de potássio. Visando a diminuição do erro de titulação realizou-se uma titulação em branco. De acordo com os cálculos realizados a concentração real de nitrato de prata é de 0,0510 mol/L.
1. INTRODUÇÃO Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizados como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização. Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado. A titulação é uma técnica que consiste essencialmente na utilização de solução padronizada para reagir com a solução de concentração desconhecida; o ponto de equivalência é determinado com auxílio de uma substância indicadora. Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação e são usadas principalmente para análise de haletos e alguns íons metálicos. [1] Os métodos titulométricos com base no nitrato de prata são às vezes chamados de métodos argentométricos. Três tipos de ponto final são encontrados em titulações com nitrato de prata: Químico, potenciométrico e amperométricos. O ponto final produzido por um indicador químico consiste geralmente em uma variação de cor. A utilização de íons cromato com indicador químico para determinações argentométricas de cloreto é chamado de método de Mohr. [2]
2. OBJETIVO Conhecer precisamente a concentração da solução de nitrato de prata, inicialmente tida como 0,1mol/L, partindo da solução padrão de NaCl pelo método de Mohr.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e Reagentes
Erlenmeyer 250 mL
Proveta 25 mL
Pipeta volumétrica 10 mL
Bureta 50 mL
Solução de NaCl 0,1 mol/L
Solução de nitrato de prata aproximadamente 0,1 mol/L
Cromato de