1 Gas Natural
Sabe o que é o gás natural que possivelmente usa em sua casa como fonte de energia? Vamos estão falar um pouco sobre este gás tão presente no nosso quotidiano e que muitas vezes não conhecemos devidamente.
O gás natural é um combustível fóssil, ele é composto principalmente por metano, mas a sua composição varia consoante a sua origem, sendo sempre o metano o seu principal componente.
Como exemplo da composição química, aqui fica a do Gás Natural que Portugal recebe da jazida da Argélia. Composição Química aprox. (% vol) do Gás Natural
Metano
CH4
86.5%
Etano
C2H6
9.4%
Azoto
N2
0.3%
Propano
C3H8
2.6%
Butano
C4H10
1.1%
Pentano
C5H12
0.1%
http://www.peninsulagas.com/content/view/25/39/1/2/
Os principais constituintes do gás natural pertencem a um grupo de compostos orgânicos chamados hidrocarbonetos. São formados apenas por átomos de carbono e hidrogénio.
Veja a estrutura do metano (o hidrocarboneto mais simples e o que predomina no gás natural)
ou representada de outras formas:
e a do etano:
Acender o fogão... gesto comum...mas já tinha pensado nele do ponto de vista da química?
Já alguma vez tinha pensado que cada vez que acende o bico do seu fogão está a fazer uma reacção química?
De facto o que ocorre é uma reacção de oxidação do gás natural (ou outro gás de cozinha) pelo oxigénio do ar, reacção esta que é muito exotérmica (liberta calor) e em que se produz dióxido de carbono e água. Aqui está a equação química que a representa para o caso do metano, o principal componente do gás natural.
CH4 + 2O2 → CO2 + H2O
Para que esta reacção ocorra é necessário começar por fornecer um pouco de energia. É isso que faz quando acende o fogão. Inicialmente, com a chama do fósforo ou do isqueiro, está a fornecer energia para que a reacção comece, de seguida a energia libertada é mais do que suficiente para que a reacção continue e para que aqueça os seus alimentos.
De facto, o metano e o oxigénio têm uma energia muito