L. portuguesa
1. Comunicação
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar essencial para a vida em sociedade. É através da linguagem que nós expressamos os nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Onde há linguagem, há comunicação.
1.1. Tipos de linguagem
Podemos usar vários tipos de linguagem para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais, ou seja, linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo. Num sentido mais amplo, a linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais, a que o indivíduo recorre para comunicar-se.
No nosso dia-a-dia, sem percebermos usamos frequentemente a linguagem verbal. A linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Exemplos de linguagem verbal:
No entanto, nós também podemos transmitir uma mensagem sem recorrer ao uso da escrita ou da fala. Quando uso imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, postura corporal, pintura, música, escultura ou gestos como meio de comunicação estou a utilizar a linguagem não-verbal.
Exemplos de linguagem não-verbal:
3
Governo da República Portuguesa
Podemos também comunicar associando a linguagem verbal e a linguagem não-verbal, isto é, linguagem mista.
Exemplos de linguagem mista:
1.2. Elementos da comunicação verbal
Sempre que há comunicação tem de haver um emissor, um recetor e um enunciado. O emissor é aquele que produz um enunciado; o recetor é aquele que recebe o enunciado; o enunciado é aquilo que é transmitido.
Na língua falada, o emissor designa-se locutor e o recetor designa-se interlocutor. Num diálogo, locutor e interlocutor podem trocar de papéis.
1.3. Características da linguagem verbal
falada / oral
- emissor e recetor estão na presença um do outro;
- possibilidade de diálogo entre emissor e recetor;
- utilização de linguagem