L Ngua Portuguesa Texto E Contexto
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINSTRAÇÃO
AMANDA JACAUNA
GLENDA POLLYANNE
JOSIMARA MELGUEIRO
LARISSE ALMEIDA
MIGUEL REIS
RENAN ROGER
Manaus – AM
2015
TEXTO E
CONTEXTO
Análise textual e contextual
Texto
“O texto é uma unidade de sentido, de um contínuo comunicativo contextual que se caracteriza por um conjunto de relações responsáveis pela tessitura do texto”.
(FÁVERO; KOCH 1994, p. 25)
Texto
“o texto é uma unidade significativa, cuja análise requer critérios de coerência, coesão e situacionalidade”.
(SILVEIRA, 1986, p.65)
Texto
“Qualquer expressão de um conjunto linguístico numa atividade de comunicação, no âmbito de um jogo de atuação comunicativa, tematicamente orientado e preenchendo uma função comunicativa reconhecível, ou seja, realizando um potencial ilocucionário reconhecível.”
(SCHMIDT, 1970, p. 170)
Contexto
“O contexto é um conjunto de condições externas a língua. Expressa o conhecimento de mundo e o repertório lexical do autor/falante que conduz no leitor/ouvinte as intenções do autor aos quais serão necessárias para a produção, para a recepção e para a interpretação do texto. É por meio do domínio e da organização das ideias advindas dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais que as informações, as pretensões e as intenções são reveladas e interpretadas e também atendidas.”
(Sampaio, Rodrigo. 2011)
Contexto
“Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra”.
( Dicionário informal)
Contexto
“Recurso textual que determina o modo como vamos utilizar a linguagem na interação com outras pessoas.”
(GODLDSTEIN, 2009, p.11)
CARACTERÍSTICAS
O texto possui elementos fundamentais para
a