J J Rousseau e o iluminismo
Esse trabalho refere-se ao iluminismo que nasceu na Europa no período do século XVII prolongando-se para o século XVIII, também conhecido como Século das Luzes, que foi uma continuação do Renascimento. Essa filosofia foi principalmente uma criação da classe burguesa, que inspirou revolucionários. A base do pensamento iluminista foi considerar a razão como as principais formas de o homem conhecer o universo e melhorar continuamente suas condições de vida. Para o Iluminismo o objetivo principal do uso da razão era dar ao homem conhecimento, liberdade e felicidade.
E também sobre o filosofo de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e seu pensamento sobre o iluminismo. Suas ideias são ricas e complexas e tiveram papel fundamental para a estrutura política e cultural da época. Deixou-nos exemplares trabalhos em vários domínios, à música, à política
A estrutura deste trabalho tem como objetivo apresentar em um breve contexto histórico da época vivida por Rousseau, o período iluminista. Suas principais idéias filosóficas e políticas. Por último, fala-se das suas principais contribuições relacionando com o Serviço Social.
Biografia de Jean-Jacques Rousseau:
Jean-Jacques Rousseau foi um filósofo e teórico político, nasceu em Genebra, na Suíça, em 28 de junho de 1712.
Foi filho de Isaac Rousseau, relojoeiro de profissão. Sua mãe foi Suzanne Bernard, filha de um pastor de Genebra; faleceu poucos dias depois de seu nascimento, impedindo que Rousseau conhecesse sua mae.
Rousseau não teve educação regular senão por curtos períodos Na adolescência, foi estudar numa rígida escola religiosa e não frequentou nenhuma universidade. Ainda na casa paterna, tinha contato com os livros deixados por sua mãe e pelo pastor, seu avô materno.Na juventude, Rousseau optou por seguir uma vida de aventureiro depois da prisão de seu pai, e aos 20 anos foi acolhido por uma baronesa na província uma rica senhora