J.LOCKE
78- Sociedade conjugal é definida pela união entre homem e mulher, fundamentada pelo seu objetivo principal, a procriação. Além disso, devem se ajudar a fim de prover suas próprias necessidades.
79- A união entre homem e mulher visa não só a procriação da espécie, mas também a relação entre homem e mulher deve permanecer para o sustento dos filhos. Porém, esta regra criada por Deus é obedecida apenas pelos seres inferiores, como os animais. Há uma distinção entre as espécies, porém todos seguem esta regra superior.
80- Homem e mulher estabelecem uma relação mais duradoura porque é a mulher o ser capaz de conceber e criar um filho enquanto outro é gerado, porém o filho é incapaz de sustentar até certa idade. Desse modo, é obrigação dos pais de permanecer em sociedade conjugal com a mesma mulher. É evidenciada a sabedoria de Deus, pois deixou para o homem a capacidade de guardar o futuro para o filho.
81-Apesar dessas considerações tornarem a união conjugal mais estável e durável, questões como ‘’o que impede este contrato’’, não deixam de ser questionadas.
82- Mesmo o marido e mulher tendo interesses em comum, não deixam de existir certas controvérsias durante a sua união. Assim, é precio uma decisão mais forte para manter a relação e cabe ao homem, por ser o mais capaz e rígido, estabelecer certas questões. Entretanto certas questões também cabem à mulher, como as de sua natureza, particularmente feminina. O poder do homem é bem distante do poder de um monarca absoluto e, por isso, a mulher é livre para se