agua
Ana Luiza de Quadros
L
eixos temáticos, ensino de Química, contextualização dos conhecimentos
L
A desconstrução/minimização do imaginário criado sobre a disciplina de Química do Ensino Médio tem sido um desafio durante toda minha atuação como professora de Química. Este trabalho trata da água em uma visão mais rural e, por isso, difere de muitas propostas que usam a água como tema gerador do conhecimento químico, principalmente daquelas provenientes de grandes centros urbanos. A água, tão presente na vida de cada um e cada uma de nós, pode ser usada para desenvolver praticamente todos os conceitos comumente abordados nas aulas de Química do Ensino Médio.
Recebido em 1/10/02; aceito em 23/6/04
26
T
tados, esperamos que nossos alunos enho considerado, em todos e alunas possam, um dia, juntar todo esse anos que venho trabaesse conhecimento e, com ele, entenlhando com ensino de Química, der o mundo material e, mais ainda, o “ensinar Química” como uma tarefa gostar dessa Química de “colheradbonita e atraente1. Fazer nossos aluas”. nos e alunas incorporarem o conheA necessidade de mudança é incimento químico em quantidade discutível e muitas propostas sobre suficiente para que, no mínimo, gosensinar Química através de eixos tem de Química tem sido, sem dúvitemáticos têm sido apresentadas nos da, uma tarefa complicada. vários encontros de Ensino de QuíNo EDEQ/ENEQ (Encontro Namica realizados pelo país e publicional de Ensino de Química) de Porto cadas em revistas especializadas.
Alegre, realizado em julho de 2000,
Possivelmente com a
Mansur Lutfi definiu
O conhecimento químico hipótese de que o bem, do meu ponto tem sido trabalhado na pensamento químico de vista, o que temos forma de itens se constitua pela refeito com o conhecifragmentados, e espera-se flexão sobre o munmento químico. Em que os alunos possam, um do material, os eixos uma analogia, ele dia, juntar todo esse temáticos têm