O PERFIL DO LIDER NA ATUALIDADE
Ser carismático, valorizar as pessoas, motivar colaboradores, desejar o bem dos pares, saber ouvir e dar feedback. Estas são apenas algumas das características atualmente atribuídas a um bom líder e exigidas pelo mercado profissional. As empresas estão à procura de gestores que coordenem e executem tarefas com total dedicação e paixão pelo que fazem. O líder é um ponto-chave dentro de uma organização. Ele é responsável pelo desenvolvimento da equipe. O sucesso de uma empresa depende muitas vezes da atitude do gestor. Uma liderança mal desempenhada pode trazer graves conseqüências para a empresa, os colaboradores e para o próprio líder. Ser líder nos dias de hoje é ter a capacidade de unir pessoas, comungar objetivos, amar e respeitar o próximo; é ter ética e nunca perder de vista os valores morais em prol do sucesso.
Qual o papel do líder na empresa?
Incentivar e motivar as pessoas na busca do objetivo comum. Também deve cuidar para que o ambiente de trabalho seja saudável e que as metas sejam alcançadas por todos. Deve delegar tudo o que for possível, preparando as pessoas para as responsabilidades e dando-lhes autonomia. Não adianta nada pedir às pessoas que “vistam a camisa da empresa” e dar a elas um número que fica apertado, que não entra nas mesmas. Para que vistam, é necessário que sirva.
Atualmente, qual o perfil do bom líder exigido pelas organizações? Um líder entusiasmado, apaixonado pelo que faz, que tenha habilidades para trabalhar com pessoas de diversos tipos. Saber lidar com as diferenças culturais, conhecendo todos os aspectos técnicos e humanos que envolvem uma organização. Disposição para trabalhar muito e um incansável desejo de vencer, desejando sempre o sucesso das pessoas.
A liderança é nata ou adquirida?
As pessoas trazem consigo características de liderança que são natas. Observando um grupo de crianças brincando, por exemplo, podemos perceber claramente aquelas que se destacam no