INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAS
AULA 5 – EXENCÍCIO EM SALA
PECEQUILO,Cristina S. Introdução às relações internacionais : temas, atores e visões.(p.51-56)
Os partidos políticos serão elementos de ação política internana representando diante do Estado os interesses da sociedade civil, cuja função é representativa e organizacional possuindo capacidade de influenciar nos processos de formação política numa posição privilegiada. Alguns Estados possuem partidos com maior influência na política externa, consistindo-se em agentes de discussão e formulação de política como os partidos democrata e republicano no EUA.
Outra fonte de influência sobre os Estados são os chamados grupos de interesses, ou seja, grupos privados que visam somente objetivos próprios, que de acordo com o seu objetivo pode influenciar diretamente no curso da política interna do país.
Já os grupos ideológico que apesar de fazer parte também desta categoria tem seus interesses específico de cunho social, onde encontram-se os militantes pró e contra determinados países ou que compunha um conjunto de medidas econômica que favorecesse as atividades econômicas interna em detrimento da concorrência estrangeiras. Estes grupos representam, portanto, facções e interesses particulares dentro de um determinado Estado, sendo que diferentes grupos possuem diferentes interesses que muitas vezes escondem-se atrás do que se define como interesse nacional.
Um elemento importante é a opinião pública nacional, embora seja um resultado ideológico de algum processo social gerando o quarto poder, escapando as sua fronteiras deixando de ser somente nacional, criando uma rede global entre outros países , desenvolvendo-se na chamada opinião pública internacional e definida como força transnacional, que são formadas basicamente pó 3 elementos :
O governo –É a opinião oficial do estado escolhido por uma maioria e que expressa a ideologia dessa coletividade .
O consenso entre opinião pública nacionais é a mídia