Ética - Gestão Organizacional
Ética: Desafios à cultura coorporativa, à liderança e à estratégia
A ética é a ciência da verdade, não existe uma ética da mentira, nem a meia ética. Sendo a ética e a verdade essências da consciência humana e a ninguém pode lhes ser indiferente.
A ética e a verdade, por habitarem a consciência, vêm de dentro, têm a ver com o ser. Ou se é ou não se é.
Embora camufladas no meio social, a ética da dissimulação e a meia ética são mentiras inteiras que não resistem à verdade no tempo.
A sociedade apóia-se em três conceitos, sendo eles seus pilares éticos:
É essencial que ela seja justa;
É necessário que ela seja livre;
É vital que ela seja solidária.
Nessas dimensões, estamos falando da sociedade eticamente comprometida com o respeito à dignidade humana. Assim para que sejam cumpridas as funções da sociedade, é imprescindível que se desenvolva, igualmente, três capacidades éticas:
Liderança integrada;
Organização flexível;
Visão e ação estratégicas.
Dessa perspectiva focamos o compromisso da sociedade com a competência, e sem competência não há justiça, não há liberdade nem solidariedade humana.
Sem competência prevalece a ignorância e estimula a tolerância. Constrói-se uma sociedade plena e competente com cultura e educação ética. E a competência ética resulta do investimento em três áreas fundamentais: liderança, estratégia e cultura corporativa.
A liderança é o agente transformador, estratégia é a ação que concretiza os resultados. O grave problema é que se desconsidera é a cultura corporativa, corresponde aos fundamentos, às verdades comuns, que sustentam a integração das lideranças e a formulação de estratégias consensuais.
A ética está na essência da cultura corporativa e a educação é fator determinante de sua formação e de garantia de excelência. E a sociedade ética é formada pela