Psicologia organizacional, ética e responsabilidade social, comunicação, clima e cultura organizacional e gestão de pessoas
As mudanças promovidas pelas revoluções tecnológicas contribuíram para o aumento da produtividade das empresas e para o conforto do homem, no entanto, reações secundarias puderam ser notadas. Isso porque a má utilização das facilidades oferecidas pela modernidade levou as pessoas a uma vida sedentária e os maiores sintomas aparecem em forma de doenças físicas ou psíquicas.
Grande parte da humanidade passou a sofrer de doenças conhecidas como doenças do trabalho, como LER e DORT. A exigência cada vez maior das empresas, unidas as exigências geradas pela sociedade onde o TER passou a sobressair do SER, resultaram em pessoas que passaram a viver na eterna ânsia cultuada pela qualidade de vida, vista erroneamente como sinônimo do nível de escolaridade, melhor cargo na empresa e consequentemente o melhor carro, gerando novas doenças muitas vezes mais incapacitantes que as físicas e ainda mais difícil de diagnosticar, as chamadas doenças psicossomáticas, que se apresentam como depressão, ansiedade dentre outras.
Para as empresas, os principais prejuízos são as faltas dos empregados decorrentes de lesões ocorridas no ambiente de trabalho, ou de cunho hereditário e em, sua maioria, provenientes de maus hábitos e doenças de fundo emocionais agravada pela grande exigência por melhores resultados.
2 COMUNICAÇÃO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL.
A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:
Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir suas tarefas e proporcionar atitude necessária que promovam a motivação cooperação e satisfação nos cargos.
A organização opera mais eficiente quando a pessoa e seu chefe têm um entendimento comum de suas responsabilidades e padrões de desempenho que a empresa espera obter deles.
A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante é que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como processo