resumo cap 13 o corpo fala
1. As mensagens individuais.
O que é amor?- como amamos as coisas?- E as pessoas?- A humanidade é um clube?
Uma pausa para o amor.
Fizemos uma pausa nesse capítulo para entender o amor, por que amamos? Quem amamos? O que é o amor?. Nesse capitulo explicamos o que é o amor de tres formas figuradas, usamos tres animais para isso
1. Aguia(mente, celebro): A parte logica do raciocinio, a parte realista, vê a situação de forma ampla.
2. Leão(coração): é impulsivo age pela emoção, é sentimentalista.
3. Boi(corpo): Ama a simplicidade da sobrevivencia, as pequenas coisas basicas da vida, os prazeres e necessidades do corpo humano. Deseja o amor apenas pelo fato de ser necessario.
Como amamos as coisas?
Amamos as coisas de forma lógica, como a águia e nesse momento deixamos de lado o leão que há em nós (as emoções) e o boi (a necessidade). Como no exemplo:
Quando nosso leão (impulsividade) deseja um sapato, ele ruge no ouvido da águia (razão), papa ela analisar se esta de acordo com o orçamento e o boi (necessidade) quer saber se o sapato ficara comodo em seu pé.
Nossa águia e boi são muitos autoritarios e cientes que o leão.
E como amamos as pessoas?
Amor de boi: Vê o amor mais como uma necessidade básica da vida. Vê o lado sexual algo para satisfazer seu corpo.
Amor de leão: é sentimentalista, ama platonicamente, é capaz de abrir mão de sua satizfação carnal, pelo fato de priorizar o sentimento.
Amor de águia: Não ama na acepção sentimental da palavra, apenas prioriza o seu interesse. Ama a idea abistrata, ideais, projetos, o planejamento do sentimento que esta por vir, não as emoções ou o sentimentalismo. Compara o passado as experiencias anteriores, usa o logica, “administra” o sentimento racional, analisa a forma de organizar, vê qual o probalema e a sua solução.
Vamos amar?
O amor é vivido de várias maneiras de acordo com as experiencias que vivenciamos. Ex: Maria ama platonicamente João, seu leão se