Inovação Social
ADM004 – Tópicos Avançados em Administração
A sociedade é um dos principais focos da inovação tratada no texto. Essa inovação deve ser sempre objetivando soluções originais para problemas em que a sociedade é afetada e deve ser feita de forma sustentável e eficiente. Dessa forma, o texto aborda um estudo de caso que mostra o quão efetivo algumas parcerias podem ser, e sendo assim, enfatiza que a recalibração de cargos e as parcerias em si são importantes para a inovação social.
Ainda, o conceito de inovação social deve ser operacionalizado para que uma análise seja feita e leve em consideração alguns indicadores que identifiquem o processo em si. Alguns desses indicadores são: Quem, onde e como é produzida a inovação social.
Para que haja a operacionalização, um gerenciamento baseado em três pilares deve ser feito. Os três pilares são: Empreendedorismo social, movimentos sociais e organizações. Faz-se também um paralelo entre inovação tecnológica e social em relação a valor, estratégia, Locus e processo da inovação e difusão do conhecimento. No entanto, os dois tipos de inovação não são excludentes, ou seja, as duas podem ocorrer ao mesmo tempo e no mesmo local, podendo também ser complementares.
O ultimo artigo apresentado aborda sobre os problemas sociais que não podem ser resolvidos, como a pobreza e doenças mentais. Nesse contexto, a inovação social não atua na causa em si, mas apenas superficialmente. Então a inovação social é tida como conquistada quando há intermediários que atuam de forma efetiva e profunda e devem ser divulgadas as soluções que politicas governamentais para que os problemas possam ser reduzidos.
Por fim, os textos mostram que deve haver uma preocupação da sociedade, governo e deve haver interações entre esses atores para que ações sócias possam se concretizar. Deve-se também focar nas organizações como forma de intermédio e ajuda, fazendo com que a implementação da inovação social seja percebida e dê