G nero e Reprodu o
Todas as sociedades humanas dividem suas populações em duas categorias sociais denominadas ”masculina”e “feminina”.Cada uma delas baseia-se em crenças e comportamentos característicos dos indivíduos nela incluídos.
A controvérsia “natureza” versus “cultura”
Um dos debates básicos do pensamento social ,especialmente desde o século passado,e a controvérsia natureza versus imperativo cultural que em antropologia equivale ao debate entre ohumanos,ex:inteligência e personalidade.A natureza era algo fixo ,universal e imutável,enquanto a “cultura” era vista como a influencia do ambiente.Hoje em dia ,esse tipo de debate é bem mais brando ,os elos de debate natureza,cultura continuam vivos nas discussões contemporâneas sobre gênero .Antropólogos feministas ressaltam que no pensamento ocidental ,em particular as mulheres e sua sexualidade muitas vezes são vistas como menos “culturais”do que equiparadas à”natureza”(descontroladas,perigosas,poluídas) e não a “cultura”(controlada,criativa,ordenada)do mundo dos homens.Ao examinar a identidade sexual ,porém e razoável dizer que tanto a influencia biológica quanto a ambiental desempenham algum papel na definição do gênero de qualquer individuo .Em todas as sociedades ,homens e mulheres possuem formas corporais ciclos fisiológicos diferentes ;as mulheres menstruam,engravidam,dão a luz e amamentam.
Os componentes do gênero uma O “gênero “de um dado individuo pode ser mais bem compreendido como o resultado de combinação complexas de vários elementos que incluem:
1. O gênero genético: com base no genótipo e as combinações de dois cromossomos sexuais ,X e Y(XX=mulheres e XY=homens).
2. O gênero somático: com base no fenótipo (especialmente e aparência física )e no desenvolvimento de características sexuais secundarias (genitália externa,mamas ,voz e distribuição de gordura e pelos corporais).
3. O gênero psicológico: com base na autopercepção e no comportamento da própria pessoa.
4. O gênero social: com base nas