|Ferramentas da qualidade
Em um mercado cada vez mais globalizado, uma organização precisa buscar atingir seus objetivos e metas, visando melhorar seu desempenho, porém nem todas as empresas se sobressaem devido a alta competitividade e a falta da utilização de métodos corretos nos mais variados setores de produção.
Este estudo visa contribuir para com a mudança do cenário exposto, apresentando o método PDCA e as ferramentas da qualidade numa perspectiva de alcançar melhoria continua contribuindo para que a empresa possa obter sucesso e, consequentemente trazer melhores resultados econômicos. O ciclo descrito pelas letras PDCA significam PLAN, DO, CHECK, ACT, ou seja, é uma seqüência de atividades que são percorridas de maneira cíclica para melhorar os processos. Para AGOSTTINETO:
“O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas analises, e torna as informações mais fáceis de entender. Pode também ser usado para facilitar a transição para uma cultura de melhoria continua.” ( AGOSTTINETO;2006)
Este método é composto por quatro fases que determinam a continuidade do processo de melhorias. Girar este ciclo significa obter em grande parte, resultados vantajosos que ocorrem devido à obediência de padrões, pois quando o planejamento é eficaz, conclui-se que a melhoria será bem sucedida, caso contrario o ciclo retorna ao padrão anterior e começa o giro novamente.
No cenário atual o maior desafio para as organizações estão relacionadas ás suas formas de gestão, ou seja, estariam aptas ao planejamento, execução, direção e controle? Quais são os maiores problemas encontrados e quais seriam as possíveis soluções? Na busca por uma metodologia de solução de problemas, foram surgindo ferramentas que auxiliam em um processo de análise denominadas Ferramentas da Qualidade.